sexta-feira, 29 de julho de 2011

Há tempo para tudo na vida. Agora é tempo para recomeços


Para tudo há uma ocasião, e um tempo para cada propósito debaixo do céu:
Ele fez tudo apropriado há seu tempo. Também pôs no coração do homem o anseio pela eternidade; mesmo assim este não consegue compreender inteiramente o que Deus fez.
(Eclesiastes 3: 1 e 11)



Não é possível contar em uma única carta todas as experiências, alegrias, tristezas, apuros e aventuras que foram estes nove anos ligados tão intimamente A Rocha Brasil.
Uma história que gosto:

Em junho de 2003, logo após o Fórum d´A Rocha Internacional, no qual eu conheci Peter Harris, John Stott (sim Stott esteve no meu primeiro encontro d´A Rocha), ouvi e vi experiências fantásticas e vi o amor e o comprometimento ao Reino daquelas pessoas; eu visitei a sede d´A Rocha Portugal, Cruzinha. E num dia de muito sol, olhando a paisagem, surgiu a pergunta: “Deus, porque eu fui escolhido para vir para este local? Eu, que não sei nada sobre meio ambiente. O que Tu queres que eu faça? Qual o futuro desta jornada?” Ali, eu apenas ouvi o som dos pássaros e das arvores e o barulho de minha mente tentando encontrar alternativas para aquele desejo que crescia em meu coração. O resultado daquilo é a história d´A Rocha Brasil hoje.

O motivo da saída? A vida e suas demandas e desafios. Como o escritor de Eclesiastes diz: Há tempo para tudo na vida. O momento então é de crescer, aprender e viver novas aventuras.
Não há magoa, tristeza ou decepção, apenas a certeza que tudo o que foi construído até agora foi para a honra de Deus e ver os frutos d´A Rocha Brasil em nosso enorme país e algo que me emociona e me alegra.

Sei que vou cometer algumas injustiças, mas eu preciso citar algumas pessoas que me ajudaram muito nesta trajetória.

Glaucia, minha esposa: Não tenho palavras para expressar o seu sacrifício por este sonho e por entender o chamado e a mudança radical profissional que me envolvi. Apenas chegamos até aqui por que você acreditou e amou a tudo e a mim.

Marcial e Alfredo: Estes portugueses são tão meus amigos e me ensinaram tanto que minha gratidão será por toda eternidade. Sonho com a oportunidade de estar com vocês novamente.

Silvia Dellama: Que na sua perseverança, insistência, sabedoria e desprendimento permitiu que pudéssemos ir além. Acreditou sempre e isto foi determinante para A Rocha Brasil.

Paulo Brito: Um sonhador, sonhamos juntos quando só havia realmente sonhos e mais nada. Tenho grande orgulho de ter você como amigo.

Raquel Arouca: Nos momentos onde não havia mais nada para crer e confiar, nos amparávamos e continuávamos a caminhar juntos, pois era nosso apoio mútuo que nos mantinha em pé. Esta é uma amizade que irei levar até o fim dos meus dias.

Aos demais amigos e companheiros, muito obrigado pelo tempo, apoio, companhia e durante todos estes anos.

Como disse há alguns amigos, não estou saindo d´A Rocha, saio apenas do cargo de Diretor Executivo, estarei sempre por perto disposto a ajudar e apoiar.

Os novos caminhos me levam a continuar trabalhando com socioambientalismo, politicas publicas ambientais, desenvolvimento socioambiental, defesa de direitos, inovação socioambiental, cursos, palestras, oficinas e mobilização social.

Assim, se precisarem de mim, entre em contato que vamos continuar construindo o Reino.
O futuro...continua ali esperando que a gente saia atrás dele plantando sementes do Reino na estrada da vida. Como criança, que acredita no Pai, seguo por este caminho encontrando amigos e levando a transformação do Reino alegre, feliz e sonhando.

Nos vemos pelos caminhos da história para rir e chorar pelo amor do Pai que temos vivido.
Abraços no coração de todos.
Marcos

Vocês poderão acompanhar noticiais da família Custodio através do:
Twitter: www.twitter.com/marcoscustodio
Facebook: http://www.facebook.com/profile.php?id=1084606814
Youtube: http://www.youtube.com/user/franquicustodio?feature=mhee
Blog: http://ecosdacriacao.blogspot.com/

Um comentário:

Alfredo. disse...

Querido amigo Marcos,

Muito obrigado pelo teu exemplo genuíno de humildade, lealdade e serviço. Tens abençoado muitos e a mim também com a tua amizade e companheirismo no Caminho! A criação geme por mais filhos de Deus como tu. Deixas mais do que uma frente de missão em movimento: deixas nesse movimento uma forma de estar que só pode beneficiá-lo e honrar o nome do nosso Criador e Senhor, Jesus Cristo. Que Ele continue a abençoar-te e à tua família e a fazer de vocês uma bênção abundante. Com um abraço apertado, aqui vai uma Palavra para ti, meu irmão: Hebreus 6:9b-11

"...estou certo de que as melhores coisas te esperam, que têm a ver com a salvação. Ora Deus não é injusto. Não se esquece do teu trabalho nem do amor que mostraste por ele, ao atenderes, como ainda atendes, às necessidades dos outros irmãos na fé. Faço ardentes votos para que mantenhas a tua dedicação até ao fim, de modo que todos possam alcançar tudo aquilo que esperam." (adaptado de "a BÍBLIA para todos")