segunda-feira, 29 de novembro de 2010

A caminhada caminha para algum lugar?

Cancun durante alguns dias será o Centro do Mundo (tirará este posto de Viçosa-MG) durante alguns dias para tristeza de minha amiga Ginia Bontempo).
Neste lugar de beleza exuberante, praias maravilhosas, sinônimo também de riqueza, consumo e intervenção humana está sendo realizada a 16º Conferência das Nações Unidas para as Mudanças Climáticas (COP16).
Gente do mundo todo está aqui para discutir como agir com as mudanças que estão ocorrendo com o clima. De certa forma é formidável ver a articulação da humanidade em buscar alternativas para os problemas que estão surgindo. Mas é inegável que o falatório é maior que as ações concretas e que o impasse entre as nações ricas e os países em desenvolvimento mostra que ainda estamos presos a interesses que estão longe de proteger os mais fracos dos humanos (os pobres) e os demais seres vivos.
Meu sentimento é parecido com o Jó: Antes ouvia dizer sobre a COP 16, hoje estou aqui para ver, ouvir e participar.
As expectativas são de entender quais as dificuldades de se encontrar caminhos e de colocar os mesmos em prática e perceber até que ponto o porque que a comunidade cristã não tem trazido seus valores e suas ações para as mesas de negociações (será porque não temos ações socioambientais? Fico a pensar).
Isto é apenas as minhas impressões gerais, vamos ver o quanto irei aprender, amadurecer e viver estes dias. Você me acompanha nestes dias?
Aviso a aqueles que estão chegando, daqui 2 anos teremos a Rio + 20. Você não quer participar (palavras do próximo texto).
Abraços
Marcos, um peregrino semeando o Reino

Nenhum comentário: