quinta-feira, 17 de dezembro de 2009

O Meio Ambiente que está atrapalhando a COP-15.

Após acompanhar as discussões, discursos, reportagens, twitter, blogues e jornais, cheguei à conclusão que o grande problema desta Conferência Internacional sobre o Clima é o Meio Ambiente.
Onde já se viu um Meio Ambiente que atrapalha os interesses dos mais ricos, traz mais sofrimento aos pobres, que mata milhares de pessoas anualmente, que poderá deslocar milhões de pessoas nos próximos anos, que causa fome, enchentes e secas. Nós estávamos com a vida tão bem conduzida, alguns enriquecendo, outros deixados ao deus dará!! Tudo parecia tão bom (aos olhos de alguns)! Agora surge o Meio Ambiente e estraga nosso mundo perfeito. Apesar de horas de negociação, não há consenso, pois sempre tem alguém dizendo que o meio ambiente em algum lugar está sendo degradado.
Eu tenho uma sugestão muito simples para resolver as questões da COP-15, é só acabar com o Meio Ambiente e pronto! Acaba-se a discussão!!! E vamos todos para casa, vivemos nossas vidas e o futuro resolverá!
Ironias, à parte, os discursos dos lideres mundiais na COP-15 são muito bons, alguns excelentes, cheios de boa intenção, clamando por atitudes de mudança e dizendo que o futuro irá condenar aqueles que não tomarem as atitudes.
Mas até o momento, (quinta-feira) as palavras não têm representado ações. As negociações estão duríssimas, os países mais ricos e desenvolvidos, em grande parte, estão irredutíveis e querem socializar os custos financeiros com os países em desenvolvimento. Todos querem salvar o planeta, desde que ‘SEUS” interesses sejam protegidos (e do resto que se vire), mudanças sem sacrifícios. China, Brasil, Índia, África do Sul e Rússia não querem sair com as mãos abanando e ainda ter que assumir custos dos planos de adaptação. Os países insulares gritam, próximo ao desespero, pela importância de um acordo, pois o risco de extinção de seus territórios é grande.
Na década de noventa havia um gênio do basquete chamado Michel Jordan, que estava voltando de um período de aposentadoria. Na temporada, sua equipe havia feito uma temporada mediana e ele parecia longe de sua melhor forma. No inicio da etapa decisiva, um repórter perguntou sobre seu desempenho: Sua resposta foi clara: “Neste momento é que separamos os homens dos meninos”. Jordan, depois das semifinais e finais, foi campeão e o escolhido o melhor jogador.
Os lideres internacionais terão que assumir seu papel de liderança e tomar atitudes nas próximas horas, chegou o momento de assumir os desafios dos grandes momentos da história. A bola do jogo da preservação do planeta está nas mãos deles. Eu não acredito em um desastre em COP-15, pois isto teria um impacto muito destrutivo na política em muitos países. Apesar de o dia muito pessimista a esperança é que alguns líderes tragam sinais de que é possível um acordo. É hora de aparecer os homens dispostos a construir o futuro, não há espaço para meninos neste momento.
Chegou a hora de que um grupo de nações questionarem os países ricos e desenvolvidos para que assumam suas responsabilidades e os custos de suas riquezas e benesses e iniciar um novo o processo de recuperação do meio ambiente e um estilo de vida que seja equilibrado com os recursos disponíveis.
Pode parecer muito, mas é o que precisa ser feito, não se espera nada menos.
Nossas orações para que Deus quebre corações em Copenhague!

Nenhum comentário: