sexta-feira, 11 de dezembro de 2009

Na COP-15, tá chegando a hora da Onça beber água!!!

Na COP-15, tá chegando a hora da Onça beber água!!!

“A sabedoria é encontrada na multidão de conselhos”
Normalmente grandes conferências e cúpulas internacionais são conduzidas com enorme morosidade e sem muitos sobressaltos.
Portanto no quesito surpresas a COP-15 tem sido única, por estar sendo tão agitada e com tantos acontecimentos diferenciados.
Nos últimos dias começaram a surgir as primeiras situações singulares de um evento deste porte:
Exemplos: Brasil e China se escondendo atrás de países como Sudão, Burandi, Ilhas Maldivas para que possam receber recursos que serão destinados aos países mais ameaçados pelas mudanças climáticas. Claro que os países emergentes (Brasil, China e Índia) tem seus problemas e necessitam também de investimento, mas se comparar aos países mais pobres do mundo é muito incoerente.
EUA tem se posicionado de forma concreta, unilateral e de certo modo arrogante (isto é ser americano) em não querer assumir compromissos com recursos e metas, enquanto China, Brasil e Índia não assumirem algum tipo de controle de suas emissões. Depois de 200 anos poluindo o mundo e usufruindo da riqueza, a proposta americana é socializar os custos. Desta forma, apenas piora o dialogo com os países em desenvolvimento.
União Européia e Japão estão esperando para ver aonde vão os americanos e ficam em cima do muro, dando muitos números, mas apenas confirmando se os americanos derem uma luz no final do túnel. Se os EUA optarem em não fazer. Então estes não nada, deixaram tudo como é que está e para ver o que acontece.
Porém alguns países seriamente ameaçados e literalmente tendo o risco de terem água até o nariz, estão realmente interessados que haja propostas sérias. Tuvalu, arquipélago no Pacifico, obstruiu a Conferência e pediu seriedade dos países ricos, pois a existência deles como nação está em risco.
Assim, as negociações caminham, hoje saiu uma primeira versão de um documento que será avaliado pelos chefes de estado, na próxima semana.
É um documento com pontos bem importantes, que não vou detalhar neste espaço (para ver mais seja o link: http://planetasustentavel.abril.com.br/blog/diretodecopenhague/texto-cop15-detalhes-212679_post.shtml), mas que permite avaliar que existe alguma esperança na COP-15.
Desta forma, uma primeira etapa foi cumprida pelos diplomatas. Há um documento na mesa! Agora mais 2 dias, de mais negociação, para acertar os pontos deste documento.
Salomão, em seus provérbios sempre nos advertia para buscarmos sabedoria e bons conselhos. Com os mais experientes, mais sábios e com muitos conselheiros. Sempre com o intuito de mostrar que ninguém tem a verdade absoluta e o conhecimento completo, mas que ouvindo, conversando e debatendo com os demais encontraremos a sabedoria.
Uma verdade já é certa, enquanto os americanos não definirem quais as suas reais intenções, o compasso de espera continua.
Ah! Mais o relógio das mudanças climáticas não espera.......

2 comentários:

Karen disse...

Sabe o que é mais dificil nisso tudo? É que o futuro do planeta está nas mãos de uma unica nação...
Só Deus mesmo..vamos orar!
Essa situação toda é no minimo angustiante! O planeta está clamando e os interesses sempre acabam falando mais alto. :(
Mas ainda há esperança!

Abraços, Karen

LEVI ARAÚJO disse...

Marcos, meu camarada.

Agradeço a sua vigília lúcida diante do COP15.

Belo texto relatório, parabéns.

Estou aqui, ligado em suas informações.

Você sabe o quanto tenho dificuldades com os poderosos irresponsáveis. No caso, os E.U.A.

Mais uma vez, valeu pela cobertura ecologicamente correta.

Na jornada da Graça de Jesus,

Levi Araújo