terça-feira, 8 de dezembro de 2009

COP-15. Isto faz parte de minha vida?

COP-15. Isto faz parte de minha vida?

Ontem (7) iniciou a COP-15 (Conferência das Nações Unidas sobre o Clima) em Copenhague, na Dinamarca.

Você deve estar perguntando: “O quê que eu tenho haver com o isto?”.

TUDO. Esta é uma das reuniões mais importantes desde a Segunda Guerra Mundial, há sessenta anos. Cento e dez lideres de nações estarão participando para encontrar alternativas e se iniciará uma mudança radical de como conhecemos o mundo hoje. Boa parte do que existe no modelo atual (carros, casas, eletrodomésticos e outros), não estará aqui daqui 30.

O Clima está mudando e como vamos reagir a isto? Como iremos diminuir as emissões de gases que proporcionam maiores mudanças ao clima? Como iremos apoiar os países e povos que serão mais afetados pelos problemas? Como será afetado meu país, minha cidade?

São muitas perguntas e uma parte delas está sendo discutidas neste evento e isto irá influenciar, e muito, toda humanidade.

Mas a vida vai continuar da forma do jeito que está!- dirão alguns. Mas a mudança ocorrerá quando você e eu tomarmos atitudes concretas de mudança em nosso estilo de vida.

Em Genesis 2:15, Deus coloca o homem no Jardim para cuidar e cultivar, portanto um dos primeiros mandatos de Deus para a humanidade e cuidar do jardim que Deus acabara de criar.

Portanto, a urgência de avaliar, que nossa fé nos leva a um cuidado da criação como resposta ao chamado de Deus, temos que nos alinhar as discussões que estão ocorrendo em Copenhague.

Como cristãos temos que participar de forma ativa e mostrar que somos compromissados em cuidar da Criação de Deus.

Apesar do otimismo e das frases de efeito do dia de abertura a realidade hoje mostrou-se bem mais dura.

Com o inicio das negociações, houve uma grande discussão sobre como será o repasse de recursos financeiros para os países que serão mais atingidos pelas mudanças climáticas. Infelizmente os países ricos preferem gastar trilhões de dólares para salvar bancos, do que salvar pessoas e locais em risco.

Houve um certo constrangimento com a divulgação de um documento, feito pela Dinamarca, que não foi discutido com os países mais pobres os quais colocam termos muito questionáveis, apesar dos diplomatas dizerem que este documento já estava descartado. Houve muito discussão e “chiadeira”, mas um interesse em continuar tentando apesar deste contexto.

Nossas orações e preces por sabedoria as negociadores serão muito importantes, pois Deus pode aplainar caminhos.

Amanhã voltarei com mais sobre a COP-15.

Nenhum comentário: