sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

As durezas de construir um mundo novo.

Conforme se vão passando os dias fica mais claro que há a possibilidade de acordo em alguns temas se onde é possível chegar em algum consenso.
REDD+ (Redução de Emissão por Desmatamento e Degradação) e o Fundo Verde são assuntos que estão tendo avanços significativos e poderão ter algum tipo de consenso no final da COP 16.
Quem tem corrido sério risco por estas bandas é o Protocolo de Kyoto (que estabelece metas de produção de CO2 para os países desenvolvidos). Japão, EUA, Canadá e outros querem realmente implodir Kyoto e forçar um tratado que envolvam China, Brasil e India (mesmo o Brasil assumindo metas voluntárias).
Aqui surgem as primeiras manifestações com a finalidade de pressionar os negociadores. São ainda bem tímidas, mas dentro das condições impostas pela logisitca do evento, começa a mostrar a presença da sociedade civil.
Ontem, fomos participar da Reunião da Rede de Ação Climática para América Latina (CAN-LA, em inglês). A integração das organizações da nesta parte do mundo se faz necessária, mas ainda é muito incipiente. Mas foi muito bom e interessante ver as articulações dos “Hermanos” e a necessidade de mais brasileiros participarem destes Fóruns de discussão.
Mas algo que tenho que citar é a incoerência na elaboração no evento. Como o mesmo está acontecendo em 3 prédios diferentes em locais distantes todo o transporte entre estes locais é feito através de ônibus. E haja ônibus para dar conta de tanta gente!
Apesar do calor de Cancun o ar condicionado é da Sibéria. Em um dos locais do evento, em determinado momento, estavam quase todos de blusa, por causa do frio (na delegação da Tearfund Andrea e Richard quase sucumbiram ao ar condicionado).Sem contar a quantidade gigantesca de papel gerada nestes dias. Ser ambientalmente sustentável é um desafio até para onde se discute isto.
Bem este é um “Admirável Mundo Novo”, mas longe de ser perfeito.

Nenhum comentário: